sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CTSG - Novidades 2015


Bom dia tenistas da Serra Gaúcha !!



Após um excelente ano de 2014 onde tivemos 8 etapas realizadas e mais o máster;
Média de aproximadamente 190 tenistas por etapa;
Com mais de 600 tenistas pontuando no ranking geral;
E inscrições online em todas as etapas;

O CTSG-  Circuito de Tênis da Serra Gaúcha não para de crescer e se aperfeiçoar

Para 2015
É com imenso prazer que comunicamos que o site do circuito já está no ar
www.ctsg.com.br

O site concentrará todas as atividades do circuito:
Cadastro dos jogadores;
Inscrições nas etapas;
Chaves ,programação e resultados dos torneios;
Ranking do circuito atualizado;
Fotos dos torneios;
E demais informações relativas ao circuito

Para participar , basta o tenista fazer um registro no site e efetuar seu login ( o registro é gratuito )
Assim em cada inscrição não será necessário preencher todas as informações novamente
O sistema reconhecerá automaticamente pelo login
Importante: só poderá se inscrever nas etapas quem possuir o registro
O registro é bem rápido e simples, faça o seu agora, as inscrições para a etapa de Farroupilha já estão abertas!!!!

Outras novidades:
Agregamos uma nova etapa em Vacaria no mês de julho
Novas categorias:
Sênior masculino 55 anos
Infantil masculino 10 e 12 anos
Infantil feminino 10 e 12 anos

Um ótimo 2015 com muito tênis e confraternização para todos

CTSG

Corra pra saúde !!!

Atividade bem legal para colocar a parte física em ordem....

Primeira etapa, em Flores da Cunha, entre parreiras e durante a Fenavindima, festa maior do município.

http://www.corraprasaude.com.br/br/10/inscricoes





terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Calendário 2015 - CTSG - Circuito de Tênis da Serra Gaucha

     Ola amigos tenistas,

     Abaixo segue calendário das etapas do CTSG - Circuito de Tênis da Serra Gaúcha 2015.

     Destaque para a nova etapa do CTSG.... VACARIA !!!!!  E também para o Recreio da Juventude, que foi o grande campeão 2014 e sediará a etapa MASTER, em dezembro/2015.

     Se programe e acompanhe a data limite abaixo, que é o prazo final para inscrições.

     Em breve, muitas novidades.


domingo, 18 de janeiro de 2015

Tênis baseado em Mindfulness: a nova "mente tenista".



     Olá, amigos tenistas!

     Feliz 2015 para todos leitores do blog do tênis da serra gaúcha!

   Iniciando esse novo ano gostaria de compartilhar com vocês uma "curiosa" oportunidade de abertura, clareza e lucidez mental oferecida a todos nós tenistas. Digo "curiosa" porque trata-se de um eficiente treinamento para aqueles que realmente estão abertos a experimentar cada situação com a curiosidade de algo novo, como por exemplo, como foi sua primeira aula de tênis. Ela foi única! Não houve outra igual nem antes nem depois dela.

     Uma prática milenar, nas últimas décadas, saiu de dentro dos templos e mosteiros do oriente e conquistou a comunidade acadêmica e científica ocidental tornando-se objeto de estudo de renomados cientistas e pesquisadores das áreas da medicina, neurociências e psicologia, entre outras. E por que não, nós profissionais ligados ao tênis e atuando diretamente nele, não entraríamos nessa nova, poderosa  e transparente onda deixando-nos banhar por toda sua energia renovadora?

     Essa prática meditativa, originada no Budismo e chamada de Mindfulness, foi recontextualizada para ser utilizada, primeiramente na área da saúde, nos EUA, na Universidade de Massachusetts, pelo professor do departamento de medicina, Jon-Kabat-Zin, na década de 90; desta forma e desde então, Mindfulness, antes praticada por monges, agora vem arrebanhando cada vez mais adeptos do campo científico e sendo investigada por neurocientistas interessados nos seus incríveis, benéficos e comprovados efeitos no cérebro.


     Os leitores, a essa altura, devem estar se perguntando como esse tema pode dialogar com o tênis e interessar ao mesmo. A excelente notícia é que o esporte em geral já está se beneficinado dos efeitos positivos de Mindfulness. Os tenistas agora já tem a sua disposição uma poderosa ferramenta que os ajuda a estar, principalmente em quadra, em um estado mental de consciência plena e com plena presença no aqui e no agora, ou seja, momento a momento, mente e corpo, presentes e concentrados no jogo, ou ainda em outras palavras, jogando ponto a ponto com consciência e atenção plena!
     O estado psicológico de Mindfulness é desenvolvido e treinado por meio de diversas técnicas meditativas e a mais amplamente difundida e utilizada é aquela na qual o foco de atenção recai sobre o simples ato de RESPIRAR.

     A respiração serve de ponte entre o tenista e o instante presente; ela o traz e o centra nesse precioso instante. Quanto mais essa habilidade de se manter conectado e centrado ao momento presente é cultivada, maior o poder de concentração do tenista em quadra, menor o nível de ansiedade e do stress e, mais consistente se torna o estado de flow.

     O treinamento deste estado mental garante ao tenista um amadurecimento cada vez maior no gerenciamento e regulação de suas emoções, sua impulsividade e reatividade em quadra, principalmente diante de situações adversas, desenvolvendo consciência e concentração suficiente para direcionar o foco da atenção naquilo que mais interessa no momento da partida: jogar cada ponto como se fosse único, sem ruminar os erros que passaram e sem pensamentos e preocupações sobre os pontos que virão. Comprovadamente, há um incremento do sentimento de confiança e segurança no tenista, bem como os padrões de respostas emocionais se tornam mais equilibrados.

     Qualquer tenista, criança, jovem, adulto, amador ou profissional, pode se beneficiar dos resultados surpreendentes de Mindfulness. Atualmente, já há uma integração no trabalho da psicologia aplicada ao esporte e da terapia cognitiva-comportamental com práticas baseadas em Mindfulness. A psicologia vive hoje uma nova onda de teorias e práticas terapêuticas cognitivas-comportamentais chamadas de terceira geração e Mindfulness faz parte desta grande onda.

     Parando para centrar a atenção na respiração por alguns minutos diários, de maneira proposital, o tenista se capacita a entrar em sintonia consigo mesmo, monitorando, identificando e controlando seus pensamentos, seus sentimentos e sensações físicas, sem julgá-los nem criticá-los, abrindo-se a se permitir ter uma aceitação de si e da situação que experiencia a cada momento.  



     A mente do tenista se fortalece a tal ponto que os estímulos e as distrações externas não mais o perturbam nem tampouco os pensamentos negativos que vão, pouco a pouco, enfraquecendo e sendo substituídos por outros mais positivos, funcionais e úteis em cada situação vivida

     Novos padrões mentais são desenvolvidos, novos hábitos e atitudes são reforçados e as redes neuronais correspondentes se fortalecem criando uma "mente tenista" mais funcional e adaptada as demandas desse contexto.

     Mindfulness é uma forma particular e especial do tenista se relacionar consigo mesmo, com os outros e com seu desempenho.

     Convido a todos, nesse instante do aqui e do agora, a parar, respirar e centrar, por um minuto, sua atenção em sua respiração, deixando-a fluir em seu ritmo natural. Apenas respirando... inspirando, expirando... e permitam-se sentir os reais e poderosos efeitos da postura Mindfulness!

Um grande abraço a todos!

Maira Brenner Feier
Tenista e psicóloga atuando no tênis baseada em Mindfulness

domingo, 11 de janeiro de 2015

PRINCE lança linha 2015.



Linha de raquetes

TOUR 98 ESP
raqueteira
Power Level: 825 Comprimento: 27 in / 68.6 cm Cabeça: 98 in2 / 632 cm2 Perfil: 21 mm
Peso: 310g sem cordas Balanço: 30.5cm / 12.0 in Grip: ResiPro
Swing: 285
Padrão de Cordas: 16 x 16
A Tour 98 ESP fornece um excelente spin e controle no manuseio da raquete durante os jogos. Ideal para jogadores que jogam muito no fundo de quadra com Topspin.


TOUR 98
raqueteira
Power Level: 775 Comprimento: 27 in / 68.6 cm Cabeça: 98 in2 / 632 cm2 Perfil: 21 mm
Peso: 300g sem cordas Balanço: 32.0cm / 12.6 in Grip: ResiPro
Swing: 292
Padrão de Cordas: 16 x 20
A Tour 98 é a raquete perfeita para os jogadores que gostam do estilo de jogo clássico, combinando o controle e a precisão sempre presentes na Série Tour.

TOUR 100 ESP
raqueteira
Power Level: 900 Comprimento: 27 in / 68.6 cm Cabeça: 100 in2 / 645 cm2 Perfil: 20/22/20 mm
Peso: 300g sem cordas Balanço: 31.5cm / 12.4 in Grip: ResiPro
Swing: 285
Padrão de Cordas: 16 x 16
A Tour 100 ESP é uma máquina de Spin. Para jogadores que visam dominar os pontos durante todo o jogo acrescenta 30% a mais de Spin nas batidas.


TOUR 100 T
raqueteira
Power Level: 850 Comprimento: 27 in / 68.6 cm Cabeça: 100 in2 / 645 cm2 Perfil: 20/22/20 mm
Peso: 290g sem cordas Balanço: 32.5cm / 12.8 in Grip: ResiPro
Swing: 290
Padrão de Cordas: 16 x 18
Mais leve e de fácil manuseio, a Tour 100 T é excelente pra jogadores de fundo que buscam precisão nas batidas sem perder a potência.


TOUR 100 (16 X 18)
raqueteira
Power Level: 825 Comprimento: 27 in / 68.6 cm Cabeça: 100 in2 / 645 cm2 Perfil: 18/20/18 mm
Peso: 310g sem cordas Balanço: 31.0cm / 12.2 in Grip: ResiPro
Swing: 295
Padrão de Cordas: 16 x 18
A Tour 100 (16X18) é flexível e potente. Esta raquete é ideal para quem busca precisão da linha de base sem abrir mão do spin e do controle. É utilizada pelo tenista espanhol Top 10 David Ferrer.


WARRIOR 100 ESP
raqueteira
Power Level: 1150 Comprimento: 27 in / 68.6 cm Cabeça: 100 in2 / 645 cm2
Perfil: 24/26/22 mm Peso: 290g sem cordas Balanço: 32.5cm / 12.8 in Grip: ResiPro
Swing: 285
Padrão de Cordas: 14 x 16
A Warrior 100 ESP fornece um excelente spin e controle no manuseio da raquete durante os jogos. Ideal para jogadores que jogam muito no fundo de quadra com Topspin.


WARRIOR 100 PRÓ
raqueteira
Power Level: 975 Comprimento: 27 in / 68.6 cm Cabeça: 100 in2 / 645 cm2 Perfil: 24/26/22 mm
Peso: 300g sem cordas Balanço: 32.0cm / 12.6 in Grip: ResiPro
Swing: 290
Padrão de Cordas: 16 x 19
A Raquete Warrior 100 PRÓ é um ícone das raquetes da Prince, construída de maneira tradicional, a Warrior Pró combina muito bem spin e potência para os jogadores que buscam um maior controle no fundo de quadra.


WARRIOR 100
raqueteira
Power Level: 1000 Comprimento: 27 in / 68.6 cm Cabeça: 100 in2 / 645 cm2 Perfil: 24/26/22 mm
Peso: 300g sem cordas Balanço: 32.0cm / 12.6 in Grip: ResiPro
Swing: 290
Padrão de Cordas: 16 x 19
A Raquete Warrior 100 é a arma ideal para jogadores agressivos que procuram variar a escolha dos golpes combinando força, spin e precisão. É utilizada pelo tenista americano especialista em saques John Isner.




Linha de raqueteiras
TOUR TEAM DUPLA - 6 RAQUETES
raqueteira
Dimensões: 73,7 x 20,32 x 30,5 cm
Cor: Preta com Laranja ou Preta com Verde
Itens: Térmica, repartições para acessórios e calçados.
Para quem procura uma Raqueteira Top de Linha com fácil manuseio, a linha Tour Team propicia uma experiência fantástica. Térmica, possui bolsos para armazenamento de calçados e roupas contando com zíperes para um melhor fechamento e com alças acolchoadas para um transporte mais confortável.


TOUR TEAM TRIPLA - 9 RAQUETES
raqueteira
Dimensões: 73,7 x 30,48 x 30,5 cm
Cor: Preta com Laranja ou Preta com Verde
Itens: Térmica, repartições para acessórios e calçados.
Para quem procura uma Raqueteira Top de Linha com fácil manuseio, a linha Tour Team propicia uma experiência fantástica. Térmica, possui bolsos para armazenamento de calçados e roupas contando com zíperes para um melhor fechamento e com alças acolchoadas para um transporte mais confortável.




Linha de cordas
Tournament Poly   Syn Gut Poly Blend
 
Este monofilamento de poliéster macio oferece excepcional durabilidade com bom controle e um ótimo custo benefício. Uma excelente opção para jogadores que quebram muita a corda, e que não querem sacrificar o braço. Gauge 16 – 1.30 mm
  Uma corda híbrida de Synthetic Gut com Duraflex 16 e Tournament Poly 17. Oferece excepcional durabilidade e sensibilidade firme, porém mais macia que uma corda de poliéster. A escolha perfeita para uma longa sequencia de golpes.
Gauge 16– 1.30
     
Topspin com Duraflex   Synthetic Gut com Duraflex
 
O mais popular dos texturados que oferece máximo efeito, controle e potência. Composta por triplos filamentos torcidos utiliza o sistema Duraflex para aumento da durabilidade e consistência.
Gauge 15L – 1.35 mm
  A Synthetic Gut mais popular e mais vendida no mundo em todos os tempos. Projetada com a tecnologia Duraflex para maior durabilidade e maior desempenho.
16 – 1.30 mm
17 – 1.22 mm
     
Premier   Tour XC
 
Nova concepção em multifilamentos com mais de 900 micro-filamentos lineares em paralelo, para maior conforto, mais resistência e maior sensibilidade. É a escolha ideal de quem joga com multifilamentos ou sofre com o Tennis Elbow.
16 – 1.30 mm

  O novo lançamento mundial da Prince, a Tour XC (Xtra Control) é uma corda de monofilamento extremamente durável, que proporciona o máximo de controle para os jogadores.
15 – 1.40 mm



Acessórios

Over Cushion   Overgrip
 
Over Cushion DuraPro
Este Cushion é a combinação ideal entre aderência, absorção e sensibilidade, está disponível nas cores branca e preta.
  Over Grip DuraPro
Com uma fórmula que proporciona alta aderência possui um núcleo de microfibra que acrescenta conforto e absorção sem igual.



Antivibrador    
 
The Silencer
Líder de vendas no mercado brasileiro há anos, o Silencer (cobrinha) amortece até 73% das vibrações encaixando-se entre as cordas para um melhor desempenho.
  NXG Silencer
Outro produto muito conhecido no mercado nacional. Longo, se encaixa firmemente nas principais cordas não caindo da raquete como a maioria dos antivibradores tradicionais.





Princegrip plus    
   
Uma loção em Gel que inibe a umidade nas mãos aumentando a aderência e melhorando o desempenho do atleta durante os jogos.  



:: Onde comprar

Caxias do Sul
Pedrinho Esportes – Avenida Júlio de Castilhos, no 2001 - Sala 2 - (54) 3223-6774.
Mariani Artefatos – Avenida Júlio de Castilhos, no 2426 – (54) 3223-2777.

Porto Alegre
Renato Raquetes Avenida Dom Pedro II, 390 loja 107 - São João - (51) 3508-0014.  

Fonte: http://www.tenisbrasileiro.com.br/prince/

Será que #RF se renderá ao carnaval brasileiro ???



     
















     A Rainha de bateria da Unidos da Tijuca, Juliana Alves chegou ontem à Suíça para uma turnê pelo país com a escola, com direito à luxuosa presença do tenista suíço Roger Federer na plateia, na cidade de Basel. A Tijuca quer (mas quer muito!) trazê-lo para o seu desfile. A escola este ano homenageia Clóvis Bornay — o carnavalesco era filho de um joalheiro suíço.
Foto: Marcelo Theobald
Fonte: O Globo

Calendário de Torneios FGT 2015



Porto Alegre/RS - A Federação Gaúcha de Tênis, através de seu Departamento Técnico,
divulgou o Calendário inicial de torneios para o ano de 2015.
Confira abaixo:

Os clubes/academias/organizadores que ainda não efetuaram a sua solicitação,
podem efetuar o "download" do formulário, preenchê-lo e enviar
ao Departamento Técnico da entidade pelo email: tecnico@fgtenis.com.br
A Tretorn é a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis.
Mais Informações:
Departamento Técnico FGT
Tel: (51) 3226-5734/3224-6348
Fonte: FGT